MBA em Economia Comportamental

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 14/04/2021
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 05/04/2021
    Duração: 14 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • A economia comportamental trouxe para as discussões econômicas perspectivas dos campos da psicologia, da neurociência e de outras ciências sociais. Suas contribuições renovaram o modo de compreender como os agentes econômicos tomam suas decisões. A abordagem multidisciplinar expandiu as fronteiras da teoria econômica ao incorporar pressupostos psicologicamente realistas nas análises das decisões dos indivíduos.

    Você irá adquirir:
    • Conhecimento sobre os principais resultados das ciências comportamentais para a tomada de decisão por parte dos agentes econômicos;
    • Visão ampla sobre a aplicação destes resultados em diferentes contextos, tais como: comportamento do consumidor, estratégias de marketing, finanças, estratégias de negociação, mercado de seguros e gestão empresarial.


    Clique aqui para acessar o programa e o cronograma completo do curso.

     

    Frequência: semanal

    4ª e 5ª – 19h às 22h20min

    Coordenador Acadêmico: Rafael Moreira Guimaraes
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Coord. Acadêmico: Rafael Moreira Guimaraes
    Doutor em Administração; Mestre em Gestão Empresarial; e Pós-graduado em Marketing, títulos obtidos pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Profissional com larga experiência nas áreas de Planejamento, Consultoria, Marketing, Gestão e Regulação.

    Coord. Acadêmico: José Gustavo Féres

    Mestre em Economia Matemática e Econometria - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2000) e doutorado em Economia - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2007). Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE).
    Programa

    MBA em Economia Comportamental

    Avaliação de Empresas

    Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

    Ciências Comportamentais e Percepção de Risco

    Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.

    Comportamento do Consumidor

    Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.

    Decisões Estratégicas em Organizações

    Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.

    Design Thinking e as Ciências Comportamentais

    Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.

    Economia Comportamental e Funcionamento dos Mercados

    Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.

    Economia Comportamental, Neuromarketing e Decisões de Consumo

    Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.

    Economia Comportamental e Políticas Públicas

    Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.

    Economia Empresarial e Comportamento dos Agentes Econômicos

    Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.

    A Economia no Laboratório: Experimentos Econômicos e as Ciências Comportamentais

    Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.

    Economia e Psicologia

    Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.

    Finanças Comportamentais II

    Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.

    Finanças Comportamentais I

    Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    Neuroeconomia

    Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.

    Psicologia dos Incentivos

    Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.

    Teoria dos Jogos Aplicada às Ciências Comportamentais

    Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.